Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro do Norte
Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro do Norte - Foto: Josimar Segundo/ CMJN

Com 12 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções, a Câmara de Juazeiro do Norte aprovou na sessão desta quinta-feira (25.nov.2021) parecer da procuradoria da Casa que dá sinal verde ao Projeto de Resolução que antecipa a eleição da Mesa Diretora. Com o resultado, a proposta apresentada pela vereadora Yanny Brena (PL) entra em tramitação e segue para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (LJRF).

Durante a discussão do projeto, parlamentares contrários questionaram a motivação para antecipar a eleição em um ano de um mês. Davi Araújo (PTB), relator do projeto na CCJ, antecipou que seu parecer será contrário à proposta. O parlamentar, inclusive, pediu que a presidência da Casa notificasse o Ministério Público (MP) “para saber por que estão querendo essa eleição a todo custo”.

Os vereadores favoráveis, por outro lado, justificaram que não é a primeira vez que projetos dessa natureza tramitam na Câmara de Juazeiro do Norte. Adauto Araújo (PTB) citou ao menos quatro episódios ocorridos entre 2000 e 2018. “Isso é uma questão normal. Não atrapalha em nada os trabalhos da Casa. Não vejo motivo para essa discussão para que a eleição não aconteça”, afirmou o parlamentar.

Na votação, chamou a atenção o voto favorável de Claudionor Mota (PMN). Ele havia retirado sua assinatura do projeto na sessão de 4 de novembro, mas voltou atrás dias depois. Curiosamente, ele ‘reassinou’ o documento após um guarda municipal relatar que o presenciou sendo empurrado pelo empresário Yury do Paredão, irmão da parlamentar autora do projeto.

|
 Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Siga-nos no FACEBOOK e INSTAGRAM!