Vereadora Yanny Brena - Foto: Josimar Segundo/ Câmara de Juazeiro do Norte
Vereadora Yanny Brena - Foto: Josimar Segundo/ Câmara de Juazeiro do Norte

Autora da proposta para antecipar as eleições na Câmara de Juazeiro do Norte, a vereadora Yanny Brena (PL) afirmou na última quarta-feira (27.out.2021), por meio nota enviada à imprensa, que teve a intenção “de promover o debate” e que antecipação do pleito “pode significar a oxigenação da presidência do Legislativo”.

A justificativa, no entanto, é diferente da apresentada na proposta de emenda ao Regimento Interno. No documento protocolado na terça (26.out), ela defende que as eleições da Mesa Diretora ocorram somente em dias úteis, segundo ela, “para não comprometer o acompanhamento por parte da sociedade e da imprensa”, mas não citou esse argumento na nota divulgada na quarta.

“Apresentei o projeto para antecipar a eleição da presidência da Câmara com o objetivo de promover o debate. A antecipação referida pode significar a oxigenação da presidência do Legislativo, ações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento de Juazeiro e maior interação entre Câmara e população”, justificou.

Embora alegue que teve a intenção de fomentar o debate, a parlamentar, a princípio, sequer mostrou disposição para discutir a matéria. No dia em que apresentou o projeto, Yanny deixou o plenário da Câmara antes de o presidente Darlan Lobo (PTB) iniciar, em tom de desabafo, críticas à proposta. Ela ainda se esquivou de questionamentos e se manifestou somente por meio de nota.

Como já publicamos, Yanny conseguiu as 14 assinaturas necessárias para antecipar as eleições na Câmara de Juazeiro do Norte. A proposta, que ainda será apreciada em plenário, sugere, inicialmente, que a escolha dos membros da Mesa Diretora seja realizada apenas em dias úteis, pretexto usado para apressar o pleito para 30 de novembro.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:

“Desde que fui eleita pauto o meu mandato pela transparência, dedicação e atitude. Eu sou responsável pelos meus atos.

No exercício do cargo de vereadora promovi audiências públicas, criei o projeto Saúde com Atitude, realizei visitas a instituições e comunidades, consegui recursos para obras e dialoguei sempre com todos.

Apresentei o projeto para antecipar a eleição da presidência da Câmara com o objetivo de promover o debate. Fiz isto com transparência e diálogo com os vereadores. A antecipação referida pode significar a oxigenação da presidência do Legislativo, ações inovadoras que contribuam para o desenvolvimento de Juazeiro e maior interação entre Câmara e população.

Sou vereadora. Tenho responsabilidade com o mandato e com o povo de Juazeiro. Lembro: política requer atitude, coragem e transparência.”

Yanny Brenna, vereadora de Juazeiro do Norte.

| Receba as últimas do EmOFF direto no seu WhatsApp! Peça a inclusão do seu número em nossa lista de transmissão.